Como saber se o seu nome está negativado?

Consultar o CPF permite que você possa descobrir se existem restrições no seu Cadastro de Pessoa Física e mantém sua situação financeira em dia!

imagem contém um x, e textos que falam sobre nome está negativado

Neste post, compartilharemos dicas essenciais para que você saiba de forma clara e rápida se seu nome está negativado, ou com alguma restrição nos principais órgãos de proteção ao crédito.  Leia e aprenda o que fazer para verificar como está sua reputação perante o mercado financeiro! 

71,41 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, segundo dados mais recentes divulgados pela Serasa, em julho de 2023. As principais dívidas estão concentradas no cartão de crédito, contas básicas e compras no setor de varejo.

E o que é ter o “nome sujo”?

O termo “nome sujo” é utilizado quando o CPF de uma pessoa está registrado em algum órgão de proteção ao crédito ou identificado com protesto em cartório.

Esse registro pode ser feito pela empresa credora sempre que seu cliente não cumpre com o pagamento total ou parcial de uma mercadoria ou prestação de serviço na data de vencimento.

É importante destacar que, geralmente, o registro da inadimplência é feito após algumas tentativas frustradas de recebimento. Portanto, a negativação se torna mais uma forma de pressionar o cliente devedor a efetuar o pagamento da dívida.

Como atuam os birôs de crédito?

Os birôs de crédito (ou órgãos de proteção ao crédito) são instituições que reúnem uma variedade de informações sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas. Com base nesses dados, eles oferecem uma série de serviços de consulta para seus clientes. Em essência, o propósito dessas empresas é fornecer informações que aumentem a segurança de seus clientes ao conceder crédito ou parcelamentos em suas transações financeiras.

Você se lembra a última vez que consultou seu CPF? Confira abaixo como consultar o CPF nos principais birôs de crédito do Brasil:

Como consultar o nome no Serasa?

No aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, o usuário pode verificar se o nome está negativado, gratuitamente,  se o CPF está negativado. Basta ir em “Consultar CPF grátis” e preencher os campos com o nome de usuário e a senha. Caso não tenha um cadastro, é possível realizar na hora. Depois, ele deve clicar em “Meu CPF” e realizar a consulta.

É possível, ainda, conferir mais detalhes sobre a eventual dívida, como data de negativação, dados da empresa credora e valor pendente.

Você também pode se interessar: Como criar e executar uma régua de cobrança?

Como consultar o nome no SPC Brasil?

Por meio do site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o usuário consegue checar se está com “nome sujo” e analisar com quais empresas será possível realizar uma negociação, além de visualizar o score de crédito – uma pontuação do consumidor relacionada ao pagamento de compromissos.

Para acessar o sistema, ele deve ir no “Portal do consumidor” e acessar ou criar uma conta com o número do CPF. O próximo passo consiste em clicar em “Consulte seu CPF” para conferir se há registros de inadimplência em seu nome.

O aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store, também representa uma alternativa. Logo na primeira página do app aparece uma mensagem que sinaliza a consulta gratuita do CPF.

Como consultar o nome no Boa Vista SCPC?

Pelo site do Boa Vista SCPC, o usuário pode checar se está com “nome sujo” ou não de forma simples. Basta ir em “Consulta de CPF”, digitar o número do CPF e finalizar o cadastro com outras informações pessoais. Após o login, o sistema apresenta se há dívidas registradas.

Se acessar “Entender seu Score”, a pessoa consegue ainda ter informações sobre como aumentar a pontuação, além de visualizar empresas que consultaram seu CPF. No aplicativo Consumidor Positivo Boa Vista, presente no Google Play ou na App Store, o processo funciona da mesma forma.

Você também pode se interessar por: O que é cartório?

Como consultar o nome negativado na CENPROT nacional?

Pelo site da CENPROT, o usuário pode checar se tem alguma pendência em seu CPF nos cartórios de protesto.

Os cartórios de protesto disponibilizam a consulta de protesto de CPF e CNPJ de forma fácil, rápida e gratuita. Com a consulta de protesto você poderá saber se existem protestos e em quais cartórios. Com esta informação, procure o credor, regularize a dívida e cancele o protesto no cartório indicado.

Quais as consequências de ter uma negativação?

Entre as principais consequências estão as restrições de crédito. É possível conseguir um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento em alguma instituição bancária quando se tem uma dívida negativada ou está com o Serasa Score baixo, mas as chances de aprovação são reduzidas. 

Isso porque, na análise de crédito, as instituições costumam analisar o perfil financeiro de cada consumidor. Ao identificar que as contas não estão em dia, a empresa pode entender que é arriscado oferecer o crédito e, por isso, recusar o pedido. 

O contrário também é válido: não ter dívidas negativadas ajuda a conseguir crédito, mas não existe 100% de garantia. A decisão de conceder ou não um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito é sempre da instituição financeira.

Em resumo, é importante manter o hábito de verificar regularmente se seu nome está negativado, e cuidar de sua situação financeira para evitar surpresas desagradáveis e poder agir de forma proativa na resolução de eventuais problemas.

Gostou do texto? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar os próximos posts do blog! Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, redatora de conteúdos financeiros, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

6diferentes
Ícone Relógio 5 min de leitura

Conheça 6 diferentes formas de cobrança

Ler Mais
modelo de carta de anuência
Ícone Relógio 3 min de leitura

O que é a Carta de Anuência?

Ler Mais
um martelo e moedas representando o método de cobrança extrajudicial
Ícone Relógio 5 min de leitura

Como funciona a cobrança extrajudicial?

Ler Mais
↑