Como negativar um cliente devedor?

Saiba tudo sobre negativação de clientes devedores. Entenda como funciona, a diferença entre protesto e negativação e como isso afeta a reputação no mercado.

símbolo de como negativar

Os órgãos de proteção ao crédito, ou birôs de crédito, funcionam como um banco de dados de informações sobre os consumidores. Caso um cliente deixe de cumprir com seus compromissos financeiros, a reputação dele no mercado fica manchada e ele poderá entrar para o cadastro de inadimplentes dos birôs de crédito. Popularmente conhecido como “Nome sujo”, esse cadastro pode onerar a reputação do comprador.

No artigo a seguir, confira como negativar seus clientes devedores, a diferença entre protesto e negativação e todos os detalhes sobre o assunto.

Acesso Rápido:

O que é a negativação?

A negativação ocorre quando uma dívida vencida e não paga é registrada nos bancos de dados de uma entidade de proteção ao crédito, como o Serasa e Boa Vista, por exemplo. Esse registro marca o devedor como inadimplente e destaca sua falta de pagamento.

Quando realizar a cobrança de uma dívida em atraso?

Se os dias passaram e o consumidor segue inadimplente, é o momento de começar a considerar a comunicação e envio dos dados da dívida para os birôs de crédito. Depois de comunicado e incluído o nome na lista de devedores, recomenda-se fazer uma rodada de cobrança e iniciar as ações de negativação ou protesto.

Qual a diferença entre o protesto em cartório e a negativação?

Diferente da negativação realizada por entidades de proteção ao crédito, que apenas inclui o devedor nos bancos de dados privados, o protesto de título é um ato público formal de recuperação de crédito.

Apoiado pela lei, o protesto é uma forma de oficializar a inadimplência praticada por um consumidor junto ao cartório. Isso permite que a empresa comprove formalmente que existe um débito em nome dela e solicite a cobrança para que a questão seja resolvida rapidamente.

Isto é, o protesto de título vincula o nome do inadimplente a uma dívida até que ela seja paga, o que pode ajudar a aumentar a probabilidade do débito ser quitado.

Os cartórios de protestos também informam os títulos protestados e as baixas de protesto para as principais entidades de proteção ao crédito. E esta informação também servirá de apoio às empresas na hora de decidir se concederão ou não crédito ao consumidor. Dessa forma, o protesto em cartório pode ser uma ação de recuperação de crédito mais efetiva, pois o cartório ainda efetuará uma ação de cobrança antes de efetivar o protesto.

As soluções de cobrança são um conjunto de opções oferecidas pela Protesto24h para que a sua empresa efetue cobranças online e protesto de inadimplentes

Chame um de nossos atendentes através desse link e saiba mais.

Como negativar o devedor?

Os requisitos para negativar pelo Serasa*, por exemplo, são os seguintes:  

  • Ter o cadastro completo do cliente inadimplente; 
  • Comprovar a dívida com um documento assinado pelo devedor; 
  • Informar o tempo da dívida e as cobranças realizadas; 
  • Acessar o site da Serasa e fazer a comunicação online.

    * Informações extraídas do site do SERASA Experian.

A partir de quantos dias posso realizar a negativação?

O credor pode informar sobre a dívida para os birôs de crédito a partir do primeiro dia de vencimento da dívida. O prazo não é limitado pelo Código de Defesa do Consumidor. Porém, é recomendado que o credor realize uma tentativa de cobrança antecipada antes da negativação ou protesto.

O esquecimento em relação a uma dívida ou boleto a pagar é comum. O credor pode e deve criar um bom relacionamento com o consumidor com débito aberto para avisá-lo sobre a cobrança. Assim, essa estratégia ajuda a manter uma boa relação com o cliente para que, dessa forma, ele pague as dívidas e volte a comprar. 

Você também pode se interessar: O que é o Cadastro Positivo?

Quanto tempo dura a negativação?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que a duração de uma negativação é de, no máximo, 5 anos. O período pode começar a contar a partir do dia seguinte ao vencimento da dívida.

É importante lembrar que o nome do devedor pode aparecer nos serviços de proteção ao crédito por até 5 anos, mas não necessariamente será mantido por todo esse período.

Já no protesto em cartório, a dívida não caduca.

Como desfazer a negativação?

A negativação de crédito pode ser removida após o pagamento da dívida ou após o vencimento do prazo de 5 anos, como define o Código de Defesa do Consumidor. 

Qual a melhor opção para cobrança?

Em resumo, não há uma fórmula perfeita para garantir o pagamento das dívidas. As opções de cobrança, negativação ou protesto são válidas na hora de cobrar os inadimplentes. No entanto, o protesto de título é uma alternativa que torna o processo de cobrança menos constrangedor e desgastante, sendo também uma das formas mais seguras e eficientes para a recuperação de dívidas.

Se precisa realizar ações de cobrança e protesto de títulos, a Protesto24h te ajuda em todas as etapas. Envie o seu título e deixe o resto com a gente!

Quer ler mais artigos sobre cobrança, finanças e negócios? Visite nosso blog!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, redatora de conteúdos financeiros, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

atendente da protesto24h ajudando a protestar cheque
Ícone Relógio 3 min de leitura

Protestar Cheque: Saiba as Etapas Necessárias

Ler Mais
certificado_como_funciona
Ícone Relógio 9 min de leitura

Certificado Digital: o que é e como funciona?

Ler Mais
mulher feliz após recuperação de créditos
Ícone Relógio 5 min de leitura

Recuperação de crédito: o que fazer para reaver o seu dinheiro?

Ler Mais
Newsletter
↑