O que são Birôs de Crédito?

Os birôs de crédito são instituições que reúnem uma série de informações sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas. São conhecidos também como Órgãos de Proteção ao Crédito. Leia mais a seguir.

O que são birôs de crédito?

SERASA, SPC e Boa Vista são os birôs de crédito mais conhecidos popularmente. Entenda como funcionam, qual sua função e o que é um birô de crédito lendo o artigo a seguir.

O que são Birôs de Crédito?

Em suma, os birôs de crédito são instituições que reúnem uma série de informações sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas, e a partir desses dados fornecem uma série de serviços para seus clientes. Imediatamente, essas instituições são associados à busca pela segurança, por conceder crédito para o CPF ou CNPJ consultado.

Os birôs são conhecidos também como órgãos de Proteção ao Crédito.

Quais são os Birôs de crédito do Brasil?

No Brasil existem quatro birôs de crédito: Boa Vista, Serasa, SPC e Quod.

Os birôs são regulados pelo Banco Central e seguem normas bastante rígidas com o objetivo de proteger dados sensíveis do consumidor. Dessa forma, a instituição de Proteção ao crédito é reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) como uma entidade de caráter público (Lei 8.078, artigo 43, parágrafo 4º).

Veja mais sobre cada um deles a seguir:

BOA VISTA (Ou SCPC)

Mais conhecido como Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) possui uma lista com nomes de pessoas físicas e jurídicas negativadas, bem como dados gerais de inadimplência, como dívidas e pagamentos em atraso.

SERASA

Criada em 1968 por meio de uma parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), a Serasa Experian é um banco de dados que reúne, principalmente, informações das pessoas que possuem dívidas com instituições financeiras.

SPC

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, existe desde 1955 e tem como objetivo concentrar os dados do comércio no Brasil.
Fornece dados, igualmente ao Serasa, mas em relação à saúde financeira dos consumidores para lojas e bancos, dando mais segurança às empresas e instituições financeiras que oferecem opções de venda a prazo, financiamentos ou empréstimos.

QUOD

Em suma, a Quod é uma empresa controlada pelos cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander) e começou a operar, definitivamente, no mercado brasileiro em outubro de 2018. Mesmo sendo um birô de crédito, por outro lado, o seu grande diferencial em relação às outras empresas que atuam no mercado de proteção ao crédito no país é que ela nasceu com o objetivo de trabalhar com o cadastro positivo do consumidor.

Quais tipos de dados são repassados pelos birôs de crédito?

Os registros do histórico das pessoas variam desde pendências de pagamentos, protestos, dívidas, até falências. Esses dados estão divididos em três tipos de categorias:

  • Informações negativas: relacionadas somente às inadimplências.
  • Informações completas: relatório completo de qualquer tipo de informação registrada no histórico do consumidor. Por exemplo: contas abertas e fechadas com histórico completo de limite, dívidas passadas (com menos de cinco anos), mesmo as já quitadas e financiamentos realizados. Tudo sobre a vida financeira de um consumidor é registrado neste relatório.
  • Cadastro positivo: Apresenta o histórico das dívidas ou operações de crédito que o cliente já pagou ou ainda está pagando. A categoria foi criada no ano de 2019.

O que é o Score?

O score nada mais é que uma pontuação que aumenta ou diminui conforme a taxa de adimplência. É, basicamente, uma escala de 0 a 1000 que indica a probabilidade do consumidor atrasar ou não suas contas. Quanto mais baixa a nota, mais provável o atraso.

Os bancos consideram essa nota como indicador de risco. Bem como, quanto menor risco o banco correr, maiores são as ofertas que ele apresenta ao consumidor.

O que significa o nome negativado?

Nome negativado é o que popularmente se chama no Brasil de “nome sujo”. Ou seja, alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado/negativado nas listas dos birôs crédito. Uma pesquisa divulgada pelo CNDL/SPC em Agosto de 2022 aponta que 63 milhões de brasileiros se encontram inadimplentes.

Em resumo, uma negociação é sempre o melhor caminho para credores e devedores e o protesto de títulos pode ser uma opção amigável para buscar o recebimento da dívida. Afinal, é possível realizar todo o processo pela plataforma da Protesto24h.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

alto endividamento
Ícone Relógio 5 min de leitura

Por que o endividamento está tão alto?

Ler Mais
régua de cobrança
Ícone Relógio 5 min de leitura

Como criar e executar uma régua de cobrança?

Ler Mais
mulher cuidando do fluxo de caixa da empresa
Ícone Relógio 13 min de leitura

Fluxo de caixa: 8 dicas para o seu negócio

Ler Mais
Newsletter
↑