Saiba como emitir notas fiscais grátis e melhorar o controle fiscal do negócio

A emissão de notas fiscais é uma obrigação fiscal importante para qualquer negócio. Emitir notas fiscais corretamente ajuda a manter um controle fiscal eficiente e evita problemas com o fisco. Felizmente, existem várias opções de software e plataformas online gratuitas que permitem emitir notas fiscais de forma fácil e rápida. Leia mais.

post sobre emissão de notas fiscais grátis em parceria com facilite e protesto24h

Antes de mais nada, você é um empreendedor, mas não sabe como emitir notas fiscais grátis e ter assim, seu controle fiscal e contábil melhorado? Neste artigo, veremos alguns emissores gratuitos, e como isso pode ajudar no controle financeiro, fiscal e contábil da sua empresa.

O que é NF (nota fiscal) e para que serve?

Primeiramente, as notas fiscais são documentos essenciais para registro do faturamento da empresa. Sem elas uma empresa não mantém o controle sobre suas vendas, causando assim um grande problema tanto para a gestão empresarial, quanto para o controle fiscal e contábil.

Com a transformação digital, surgiram novos meios de executar antigas tarefas de forma mais simples, reduzindo o tempo de execução e otimizando a precisão dos processos internos.

A emissão das notas fiscais é um exemplo de demanda que foi impactada pelas novas tecnologias. Atualmente, são vários sistemas digitais que emitem as notas fiscais (NF’s) de forma rápida e descomplicada, e existem soluções gratuitas à disposição das empresas.

Como emitir uma NF-e?

A substituição das NF’s em papel pela versão digital facilitou a gestão fiscal e contábil, mas também exige muita organização e controle, pois em um ambiente dinâmico como o eletrônico é fácil “se perder” entre milhares de arquivos XML. Além disso, a fiscalização acerca das movimentações é a mesma, podendo incidir sobre operações ocorridas nos últimos cinco anos.

O principal objetivo com essa mudança do real para o virtual foi facilitar o controle e armazenamento das notas fiscais, dessa forma, facilitando a gestão contábil das empresas e os processos de fiscalização feitas pelo Fisco. 

O que é necessário para emitir uma nota fiscal eletrônica?

Para emitir a nota fiscal eletrônica, é necessário cumprir algumas etapas, como:

  1. Ter um certificado digital (você pode descobrir mais sobre o certificado no site da Secretaria da Fazenda);
  2. Fazer o credenciamento da sua empresa na Secretaria da Fazenda (SEFAZ);
  3. Utilizar um software emissor de NF-e.

Quais são os programas para emissão de notas fiscais grátis?

A seguir, vamos conhecer alguns programas que permitem a emissão de notas fiscais grátis, e que podem facilitar essa operação:

SEBRAE

O SEBRAE é uma entidade focada no apoio ao micro e pequeno empreendedor brasileiro, por isso, possui o projeto do próprio programa para emitir nota fiscal grátis.

Anteriormente, esse serviço era oferecido pela Secretaria da Fazenda, porém, em setembro de 2022, o SEBRAE lançou sua própria versão de emissor gratuito. 

Todos os dados são inseridos manualmente e não há limite na quantidade de notas emitidas. Para usar o programa, basta acessar o site do SEBRAE e baixar o arquivo de instalação.

NotaSoft

Em resumo, o NotaSoft é um sistema simples de usar para emitir suas notas fiscais eletrônicas. Para utilizá-lo, basta fazer o cadastro, aguardar a liberação de senha de acesso e pronto. Depois disso, as NFs devem ser lançadas no sistema ou importadas através de um arquivo de texto ou arquivo XML. 

Após a validação dos dados, as notas fiscais são assinadas digitalmente, para validar sua utilização. Após este processo, o arquivo é encaminhado para a SEFAZ (secretaria da fazenda) do seu estado, e logo após a devolução da Secretaria da Fazenda, o processo pode ser continuado.

Você também pode se interessar por: Protesto de Nota Fiscal: como funciona?

Programa para emitir nota fiscal grátis da Facilite

Por fim, não podemos deixar de mencionar uma solução para quem pretende emitir suas notas fiscais eletrônicas sem custos, ou seja, um programa para emitir nota fiscal gratuitamente.

A Facilite é uma empresa especializada em Contabilidade Online. Respiram inovação e colocam as soluções digitais como o norte de trabalho. São focados na resolução de problemas de gerenciamento da contabilidade, atuando em empresas e também em escritórios de contabilidade. Ou seja, conhecem à fundo as duas pontas envolvidas na relação contábil.

Por meio da tecnologia mais avançada do mercado, produziram uma ferramenta própria de emissão de NF-e, disponível para mais de 700 prefeituras por todo o Brasil, além de ser o único do mercado que oferece um emissor de nota fiscal de serviço (NFS-e) gratuito pelo período de teste de 30 dias (após esse período é cobrada uma taxa de manutenção).

Vantagens

O resultado é um sistema simples, muito prático e com alta velocidade de processamento. A princípio, o objetivo é deixar os profissionais de contabilidade com mais tempo hábil para operações mais complexas, gastando apenas alguns minutos para produzir suas notas fiscais. 

Junto a isso, a Facilite oferece o suporte de profissionais especialistas nas áreas contábil, financeira e tributária. O programa para emitir nota fiscal grátis da Facilite é completo e deve ser testado pela sua empresa. Aproveite e faça o cadastro agora mesmo para obter o software sem gastar nem um centavo, pelo período de 30 dias!

Acesse este link, faça seu cadastro e terá em suas mãos uma solução completa e suporte de qualidade para executar o controle das NFs da sua empresa!

Quais cuidados é preciso ter com as notas frias?

Com a atualização na emissão de notas fiscais, novas formas de golpe foram criadas e precisam de atenção especial, pois a empresa pode ser envolvida involuntariamente em uma fraude e ser multada de forma indevida.

Ao longo dos anos várias denúncias de fraudes vem sendo apuradas pelo Fisco, na qual empresas de fachada estão emitem NF-e’s sem o conhecimento das empresas compradoras. Ou seja, há a emissão de uma nota fiscal eletrônica sem que a operação tenha sido de fato realizada (prática conhecida como “nota fria”).

Para se proteger dessas situações, o contribuinte deve manifestar seu reconhecimento sobre as NF-e’s emitidas contra sua empresa.

Para isso, o contribuinte pode recorrer ao sistema manifestador gratuito da SEFAZ SP, ou uma ferramenta profissional como da Facilite, que além de fazer as manifestações em lote, também permite o download de todos os arquivos XML.

Além do que foi mencionado anteriormente, a ferramenta da também emite nota fiscal, realiza gerenciamento financeiro e armazenamento de documentos. Tudo por navegador web ou por aplicativo Android e IOS. 

Ficou com dúvidas ou precisa de assessoria contábil? Fale com um dos especialistas da Facilite e saiba tudo sobre emissão de notas fiscais!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

A Facilite dá a você tudo que você precisa para deixar sua empresa em dia com o governo. Contadores especialistas no seu segmento, plataforma poderosa para gestão da sua empresa e maneiras de ajudar a impulsionar o seu negócio de forma estruturada e responsável!

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

o que e o score?
Ícone Relógio 6 min de leitura

O que é o Score? Entenda como funciona essa pontuação

Ler Mais
cobrança de títulos de crédito, veja o texto e saiba como funciona
Ícone Relógio 6 min de leitura

Cobrança de títulos de crédito: Como funciona?

Ler Mais
modelos de cobrança: b2b, b2c e outros
Ícone Relógio 6 min de leitura

Cobrança B2B: Como funciona e quais os desafios?

Ler Mais
↑