4 ações para reduzir a inadimplência na sua empresa

Descubra como reduzir a inadimplência na sua empresa e quais são as melhores práticas com os clientes durante as cobranças.

4 ações para diminuir a inadimplência

Antes de mais nada, uma dúvida comum é: o que pode ser feito para reduzir a inadimplência? Apesar de ser uma tarefa um pouco difícil, existem sim, algumas ações que podem ajudar a sua empresa a sair dessa situação. Separamos algumas delas nesse post. Confira!

A inadimplência é um grande problema em nosso país. Ela está presente na vida de milhares de pessoas e muitas empresas sofrem com isso. Muitas vezes as facilidades oferecidas para vender um produto ou serviço como parcelamento ou pagamento recorrente, acabam não sendo honradas.

O problema pode ficar ainda maior quando se torna uma “bola de neve”, ou seja, o não pagamento interfere diretamente nos lucros da empresa que, consequentemente, também não poderá arcar com os seus compromissos financeiros.

Números da inadimplência no Brasil

Existem vários fatores que interferem diretamente e indiretamente no aumento da inadimplência. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados do Serasa Experian, o último levantamento realizado em setembro de 2022, apontou que cerca de 68,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes.

Esse foi o nono recorde em pessoas com dívidas em atraso no ano, sendo que em relação ao mês anterior o aumento foi de 420 mil pessoas. De acordo com a pesquisa o que mais causa isso é o desemprego, sendo os mais afetados os jovens até 30 anos e as mulheres. 

Outro número levantado pela pesquisa são de pessoas que estão com dívidas em atraso há mais de um ano. Esse número cresceu de 67% em 2021 para 71% no ano de 2022.

4 ações para reduzir a inadimplência na empresa

Apesar dos números registrados estarem em uma constante crescente existem algumas ações que podem ajudar a sua empresa a amenizar ou até mesmo sair dessa situação e ajudar os clientes ao mesmo tempo. Afinal, a solução é boa para ambos os lados.

1. Ser compreensível durante a cobrança

É fato que ninguém gosta de receber cobranças, mesmo tendo total consciência que elas existem. Mesmo a empresa estando no direito de efetuar a cobrança da dívida, é muito comum vermos reclamações de pessoas insatisfeitas pela forma que foi cobrada em sites especializados no assunto e em redes sociais.

Isso pode causar uma imagem negativa da empresa. Por isso é muito importante que a cobrança seja feita de uma forma amigável. O cliente que é tratado com compreensão tende a entender melhor a situação da empresa e pode buscar algumas alternativas para a quitação dessa dívida de forma mais rápida.

Ameaçar o cliente ou pressionar para que realize o pagamento não é uma boa ação. inclusive o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42, prevê que essas práticas não podem ser realizadas. 

É possível ter uma boa imagem mesmo no momento da cobrança e o cliente pode promover a marca se tiver um bom tratamento. 

2. Manter uma régua de cobrança eficiente

Em suma, uma boa alternativa para reduzir a inadimplência e cobrar os clientes devedores é a implementação da régua de cobrança. Com ela é possível criar uma trajetória para cobrar de forma sistemática, pois através dela é possível padronizar as ações e ainda prevenir que os pagamentos sejam esquecidos através de lembretes por:

  • SMS;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Mensagem via Whatsapp;
  • Mensagem Push, e outros.

Esse aviso de vencimento pode ocorrer alguns dias antes dele acontecer e também depois do vencimento. Isso ajuda o cliente a se programar para realizá-lo.

Você também pode se interessar por: Por que utilizar uma plataforma de cobrança?

3. Oferecer outras formas de pagamento

Diversificar nas formas de pagamentos é uma ótima alternativa para diminuir a inadimplência na empresa. Atualmente é possível aceitar simultaneamente muitas formas para o pagamento de produtos e serviços e até mesmo na quitação das dívidas. Você pode oferecer:

  • Pagamento recorrente;
  • Cartão de crédito,
  • Cartão de débito;
  • Boleto;
  • Débito automático e outros.

Os pagamento programados como o pagamento recorrente e débito automáticos são muito eficientes e evitam que o cliente esqueça de realizar o pagamento.

4. Protesto de dívidas

O protesto de uma dívida é uma situação necessária, mesmo que seja algo que todos querem evitar. Essa é uma das formas de receber os valores devidos, pois, por meio do protesto é feito um comunicado extrajudicial que o cliente contém uma dívida com a empresa e a mesma não foi paga.

Em suma, o protesto de uma dívida é feito em um cartório da cidade e a empresa precisa ter em mãos o comprovante que o produto foi entregue ou que o serviço foi realizado, ou seja, o título de crédito.

reduzir inadimplência

Tenha ajuda para reduzir a inadimplência

Quando o assunto é reduzir a inadimplência na sua empresa, você não está sozinho! Existem ótimas opções que te ajudam com isso e oferecem soluções inteligentes. Inclusive é possível mesclar esses serviços e ter uma opção para gerir os pagamento e também para controlar os inadimplentes.

Para isso a sua empresa pode contar com os serviços da Protesto24h, que ajuda o seu negócio na cobrança dos devedores através do protesto de títulos em cartório e também com a GalaxPay e sua plataforma de soluções em pagamentos.

Essa parceria é tudo que a sua empresa precisa para evitar e reduzir a inadimplência dos clientes.

Listamos neste post quatro ações para reduzir a inadimplência na sua empresa. Lembre-se que o cliente não é um vilão é o bom relacionamento pode ajudar muito na hora de efetuar os pagamentos.

Se você quer ficar tranquilo quanto a inadimplência e trabalhar com as melhores ferramentas para ajudar a combatê-la, aproveite a parceria entre a GalaxPay e a Protesto24h agora mesmo. Confira as melhores condições e eleve o sistema de cobranças do seu negócio.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Com o Galax Pay você automatiza as suas cobranças, conta com diferentes formas de pagamento e outros recursos que otimizam a rotina financeira!

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

atendente da protesto24h ajudando a protestar cheque
Ícone Relógio 3 min de leitura

Protestar Cheque: Saiba as Etapas Necessárias

Ler Mais
protesto24h ensina a como reduzir o índice de inadimplência
Ícone Relógio 7 min de leitura

Índice de inadimplência: Saiba como reduzir

Ler Mais
taxadeinadimplencia
Ícone Relógio 5 min de leitura

O que a taxa de inadimplência significa para seu negócio?

Ler Mais
Newsletter
↑