Como protestar um CPF?
Saiba como protestar um CPF e ter eficácia na sua cobrança. Confira sobre como o protesto pode agilizar o pagamento de dívidas em atraso.
Quando um cliente se torna inadimplente, o pagamento de uma dívida pode se arrastar por um longo tempo. No entanto, uma das formas mais eficazes de incentivar a quitação do débito é por meio do protesto de dívida. Protestar um CPF de cliente inadimplente, não só comprova oficialmente a inadimplência, como também pode acelerar o recebimento.
A seguir, explicaremos detalhadamente como protestar um CPF, abordando as melhores práticas para a cobrança e destacando a eficácia do protesto extrajudicial.
O que é o protesto de dívida?
O protesto de dívida é um procedimento formal que certifica a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica em relação a um título de crédito ou outro documento de dívida passível de protesto. Essa modalidade de cobrança extrajudicial é regulamentada pela Lei Federal 9.492/97, sendo uma estratégia eficaz para pressionar o devedor a realizar o pagamento, evitando, muitas vezes, a necessidade de recorrer à via judicial.
Como protestar um CPF?
Protestar um cpf é um processo muito fácil e rápido! Siga os passos a seguir para utilizar a solução de protesto de nossa plataforma digital:
- Acesso e cadastro: Acesse o site da Protesto24h e registre-se utilizando seu certificado digital. Em seguida, preencha as informações sobre a dívida e do devedor.
- Envio ao cartório: Uma vez que seu título é encaminhado ao cartório, o cartório notificará o devedor, oferecendo uma chance para que o pagamento seja efetuado.
- Recebimento: Se o devedor quitar a dívida, o valor será depositado diretamente em sua conta.
- Emissão do instrumento de protesto: Caso não haja pagamento, o devedor será formalmente protestado, resultando em restrições de crédito. Você então receberá o instrumento de protesto, um documento oficial que evidencia o protesto realizado.
Simplifique a gestão de suas cobranças e maximize seus resultados com a Protesto24h, plataforma inovadora que simplifica todo o processo de cobrança por meio do protesto. Com a nossa solução totalmente online, você pode cobrar suas dívidas de maneira eficiente e prática, sem complicações.
Com processos automatizados, online e sem custos fixos ou pacotes mínimos, simplificamos sua gestão de cobranças para que você possa focar no crescimento do seu negócio.
Você também pode se interessar por: O que é a Lei do Superendividamento?
Quando devo protestar um CPF?
Não existe um prazo mínimo estabelecido para que um protesto de dívida seja realizado. Assim que uma dívida entra em atraso, ou seja, a partir do primeiro dia em que o pagamento não é efetuado, o credor já tem o direito de apresentar o título para protesto em cartório.
É importante destacar que o protesto pode ser utilizado para qualquer tipo de título de crédito, desde que esteja vencido.
Quais tipos de dívidas podem ser protestadas?
Resumidamente, qualquer título ou documento que demonstre a existência de uma dívida, pode ser protestado. Você pode protestar cheques, carnês, notas promissórias, duplicatas, boletos bancários (desde que acompanhado de duplicata), contratos, confissões de dívida, certidões de dívida ativa, entre outros. Confira a lista completa clicando aqui.
Qual o valor para protestar uma dívida?
O procedimento de protesto envolve custos de emolumentos do cartório, que variam conforme o valor do título e a legislação estadual. Apesar disso, o credor não paga nada para protestar títulos vencidos até 1 (um) ano, e a parte devedora deve arcar com todos os custos.
É fundamental a adoção de estratégias de cobrança eficientes e ferramentas para garantir a recuperação de créditos de maneira ágil e eficaz. Dessa forma, ao implementar essas práticas, as empresas não só se fortalecem contra os impactos da inadimplência, mas também estabelecem bases sólidas para um crescimento sustentável e contínuo no futuro.
Gostou do conteúdo? Continue lendo e aprendendo mais sobre este e outros temas relacionados ao dia a dia empresarial em nosso blog.
Mostrar comentários