Taxa Selic: O que é e o impacto nas empresas

Qual o impacto da Taxa Selic nas empresas, considerando os efeitos de seu aumento ou redução? Leia o texto a seguir e saiba mais sobre o assunto.

empreendedor verificando a taxa selic

A Selic, conhecida como taxa básica de juros da economia, exerce um papel fundamental no cenário econômico brasileiro, afetando tanto a vida das pessoas quanto o desempenho das empresas.

Qual o impacto da Taxa Selic nas empresas, considerando os efeitos de seu aumento ou redução? Leia o texto a seguir e saiba mais sobre o assunto.

O que é a taxa selic?

A Taxa Selic tem influência direta sobre os juros cobrados em financiamentos e empréstimos, impactando as finanças das famílias. Além disso, ela também afeta o rendimento de investimentos, como a poupança, títulos públicos e outras aplicações financeiras.

A Selic opera em diferentes âmbitos da vida das pessoas e das empresas. Por exemplo, quando a taxa é elevada, os empréstimos e financiamentos se tornam mais caros, dificultando o acesso ao crédito. Por outro lado, quando a taxa é reduzida, há estímulo ao consumo e ao investimento.

Portanto, entender o funcionamento e os efeitos da Selic é essencial para compreender como a economia nacional e as finanças individuais são afetadas.

Quem é responsável pela definição da Taxa Selic?

A definição e alteração da Selic são atribuições do Comitê de Política Monetária (COPOM), vinculado ao Banco Central do Brasil. Esse comitê realiza reuniões periódicas para analisar a conjuntura econômica do país e decidir sobre a manutenção, elevação ou redução da taxa básica de juros. Essas decisões têm um impacto significativo nos diversos setores da economia e nas escolhas financeiras individuais.

Para que serve a Taxa Selic?

Ela é utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação (índice que mede o aumento nos preços de produtos e serviços em determinado período).

Explicando de forma resumida, quando o país tem um crescimento econômico acelerado, acima de sua capacidade produtiva, a consequência é o aumento dos preços, devido à maior demanda por produtos e serviços.

Nesse contexto, para controlar a economia e manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o aumento da taxa Selic é aplicado para reduzir a demanda e desacelerar a atividade econômica. Por outro lado, quando a demanda está baixa, uma redução na taxa Selic é implementada para estimular a economia. Em resumo, a Selic tem os seguintes efeitos:

  1. Aumento da taxa Selic: Isso resulta em taxas de juros mais altas em empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros. Essa medida desencoraja o consumo, levando a uma queda na inflação.
  2. Redução da taxa Selic: Há uma diminuição nas taxas de juros, tornando o crédito mais acessível e estimulando o consumo. Isso tem o objetivo de impulsionar a atividade econômica.

Gráfico que mostra a evolução da taxa selic ao passar dos anos
Fonte: Nubank

Você já conhece o protesto de títulos? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Qual é o impacto da taxa Selic nas empresas?

A Selic exerce influência sobre todas as taxas de juros aplicadas em operações de crédito. No entanto, é comum que as taxas cobradas pelas instituições financeiras em empréstimos, financiamentos e outras linhas sejam mais altas.

Isso se deve ao fato de que tais operações envolvem um maior risco para as instituições, ou seja, há menos garantias de que o dinheiro emprestado será devolvido. Além disso, as instituições também consideram taxas administrativas e outros custos relacionados à concessão de crédito.

Segundo o Sebrae, as micro e pequenas empresas que obtiveram o crédito com garantias do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), em 2020 e 2021, no período da pandemia, precisam ter cuidados, já que as taxas de juros desse programa são pós-fixadas pela Selic.

e-book sobre protesto de títulos

Protesto de títulos como forma de recuperação de créditos

Conforme mostramos ao longo deste artigo, a taxa Selic impacta diretamente a economia do país e, por consequência, os pequenos empreendimentos devido à variação nos juros. Por isso, manter uma boa gestão financeira é essencial para reduzir possíveis impactos negativos da Selic sobre as contas da empresa.

É importante fazer um controle de fluxo de caixa eficiente e uma boa gestão do capital de giro, evitando recorrer a linhas de crédito.

Outro ponto importante é cuidar da saúde do contas a receber. Um valor não recebido do cliente impactará diretamente no lucro da empresa. É fundamental desenvolver uma régua de cobrança eficiente que minimize o impacto da inadimplência dos clientes sobre as finanças da empresa. 

Se, mesmo com todos os cuidados, ainda restarem algumas contas não recebidas, considere utilizar o protesto de títulos como forma de recuperação dos créditos. Apesar de parecer um processo complexo, é possível realizar todo o protesto de forma online com o auxílio da Protesto24h.

Protesto24h já ajudou mais de 2000 clientes na execução do protesto online e pode ajudar você a vencer a complexa batalha da cobrança dos clientes devedores

Você também pode se interessar por: Como protestar cheque online?

Gostou do texto? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar os próximos posts do blog! Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

homem mostrando como realizar cobrança recorrente
Ícone Relógio 7 min de leitura

Como a cobrança recorrente pode ajudar seu negócio

Ler Mais
O que são birôs de crédito?
Ícone Relógio 5 min de leitura

O que são Birôs de Crédito?

Ler Mais
atendente fazendo cobrança de nota promissória
Ícone Relógio 6 min de leitura

Cobrança de nota promissória: como e o que fazer?

Ler Mais
↑