Recuperação de crédito: o que fazer para reaver o seu dinheiro?

A recuperação de crédito é fundamental para a saúde econômica das empresas. Confira mais dicas e detalhes no post a seguir!

mulher feliz após recuperação de créditos

Recuperação de crédito é um processo que envolve ações realizadas por empresas, instituições financeiras e prestadores de serviços para recuperar valores emprestados ou pagamentos em atraso.

Antes de mais nada, é uma atividade importante para garantir a saúde financeira dessas organizações e manter um equilíbrio entre as receitas e despesas. Leia o artigo a seguir e entenda um pouco mais sobre o assunto:

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

A princípio, o objetivo primordial da empresa é sempre receber o pagamento que cada cliente deve. Contudo, em situações de cobrança, o objetivo principal da empresa é garantir que o devedor quite a pendência, independentemente de ela estar ou não negativada.

Agora, em caso de recuperação, as empresas têm a preocupação de oferecer alternativas que possam ser uma oportunidade para o devedor negociar o valor e quitar a dívida. O objetivo consiste em assegurar o recebimento do valor devido, observando tanto as normas legais quanto às melhores práticas do mercado

Dentro desse contexto, a recuperação de crédito é fundamental para a sustentabilidade econômica das empresas e para a manutenção da confiança no sistema financeiro. Confira a seguir dicas de cobrança para reaver o seu dinheiro através da cobrança das dívidas e garantir a recuperação de créditos da sua empresa.

1 – Tenha um processo de cobrança

Um processo de cobrança ajuda a cobrar clientes de maneira mais eficiente para reduzir a inadimplência de uma empresa e auxilia na recuperação de créditos.

Para preservar a estabilidade financeira do seu negócio, é preciso padronizar o processo de cobrança e assegurar a regularidade dos recebimentos. É crucial estipular prazos para intensificar as ações de cobrança, levando em conta o tempo de atraso no pagamento. Além disso, é indispensável manter o cadastro de clientes atualizado para possibilitar o contato com o cliente, caso seja preciso recuperar os valores devidos.

2 – Defina um canal de comunicação com o devedor

Atualmente, é raro encontrar alguém que não faça uso de canais online, como SMS, e-mail, Whatsapp, dentre outros. Por essa razão, o uso desses meios para enviar lembretes e mensagens de cobrança tem se mostrado extremamente eficaz. 

Algumas empresas ainda optam por enviar cartas para notificar o cliente acerca da possibilidade de regularizar sua situação, modelo esse que oferece segurança e respaldo jurídico para a empresa, motivo pelo qual ainda é utilizado por alguns empreendedores.

3 – Ofereça soluções de pagamentos flexíveis

É relevante ressaltar que quando um cliente apresenta dívidas em atraso e entra em contato com a empresa para discutir o problema, é essencial que a empresa esteja aberta a oferecer condições de pagamento flexíveis que facilitem a regularização da dívida.

Dessa maneira, o empreendedor obtém os valores em aberto e, ao mesmo tempo, assegura a satisfação do consumidor.

4 – Cobrança através dos cartórios de protesto

A cobrança em cartório pode ser iniciada um dia após o vencimento da dívida e não há um prazo máximo para isso. Existem mais de 3 mil cartórios de protesto no Brasil, e é possível realizar uma cobrança em praticamente todo o território nacional, independentemente do local onde a empresa se encontra.

O protesto acarreta alguns transtornos para o devedor, causando restrições na vida pessoal e comercial de qualquer indivíduo ou empresa. Confira alguns exemplos:

  • Restrições junto às agências bancárias;
  • Cancelamento de conta corrente no banco;
  • Restrições creditícias na praça, para concessão de financiamentos, entre outras operações de crédito.

Apesar de parecer um processo complexo, é possível realizar todo o Protesto de forma online com o auxílio da Protesto24h.

Para começar o processo de cobrança, você precisa ter o certificado digital da sua empresa em mãos. Depois de instalar o certificado no seu computador, cadastre-se na plataforma da Protesto24h e aceite os termos de uso e a política de privacidade. Efetue o pagamento da taxa de envio por título e deixe o resto conosco!

A Protesto24h ajudou seus clientes a cobrarem mais de 22 mil títulos e já recuperou mais de 41 milhões de reais.

Você também pode se interessar por: Como protestar cheque online?

Em resumo, lembre-se de que a recuperação de crédito é um processo que exige paciência, persistência e habilidade para lidar com diferentes tipos de clientes e situações. Ou seja, mantenha sua atenção voltada para o objetivo principal, que é preservar a estabilidade financeira de sua empresa, e procure sempre encontrar soluções que sejam justas e apropriadas para todas as partes envolvidas.

Lidar com o protesto é um problema na sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Gostou do texto? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar os próximos posts do blog! Compartilhe com seus amigos!

Vamos começar a protestar?

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

gestão de contas a receber
Ícone Relógio 5 min de leitura

Gestão de contas a receber: Dicas essenciais

Ler Mais
Homem feliz ao saber que o protesto é gratuito para credores
Ícone Relógio 2 min de leitura

O Protesto é gratuito para credores

Ler Mais
principaiserros
Ícone Relógio 4 min de leitura

Conheça os 5 principais erros de gestão financeira e como evitá-los!

Ler Mais
Newsletter
↑