Entendendo a Negativação

Leia o artigo que preparamos sobre negativação. Entenda como fazer, qual a diferença entre negativar e protestar alguém e mais!

mulher contando moedas para evitar negativação

De acordo com o Mapa da Inadimplência divulgado mensalmente pelo Serasa Experian, existem quase 70 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil atualmente. Com isso, para poder avaliar crédito, empreendedores precisam de ferramentas para saber se o cliente é ou não um bom pagador, e se é preciso ter cuidado ao conceder empréstimo e parcelamentos.

Neste artigo, apontamos as principais informações sobre negativação e protesto para você conhecer os recursos à disposição da sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é negativação?

Primeiramente, a negativação consiste em incluir informações sobre o histórico de crédito de uma pessoa em um banco de dados. Um exemplo é o score de crédito. Essa pontuação é calculada pela Serasa Experian com base no histórico de pessoas e organizações.

Quando alguém é negativado, significa que não pagou uma dívida dentro do prazo estipulado, o que impacta negativamente a sua pontuação de crédito. Como resultado, pode se tornar mais difícil obter crédito ou empréstimos no futuro, pois as instituições financeiras podem considerá-lo um cliente de risco.

A negativação permanece no nome da pessoa até o pagamento da dívida ou por um período de até 5 anos. Além disso, a negativação não impede a adoção de outras medidas, como o protesto ou processo judicial.

E como funciona?

A empresa precisa manter as informações para identificar a dívida e o devedor:

  • Nome completo ou razão social;
  • CPF ou CNPJ;
  • Endereço completo;
  • Telefone;
  • Documento da dívida (cheque, contratos, notas promissórias, letras de câmbio, duplicatas mercantis, entre outros).

Em resumo, é essencial verificar todos os documentos e assegurar que a assinatura coincida com a identidade apresentada. Além disso, é importante solicitar um comprovante de residência, pois tais informações são necessárias para proceder à negativação, caso seja necessário.

Quanto tempo dura a negativação?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que a duração de uma negativação é de, no máximo, 5 anos. O período pode começar a contar a partir do dia seguinte ao vencimento da dívida.

É importante lembrar que o nome do devedor pode aparecer nos serviços de proteção ao crédito por até 5 anos, mas não necessariamente será mantido por todo esse período.

A partir de quanto tempo é possível negativar alguém?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a incluir o nome do inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito. Ou seja, se a dívida estiver vencida há um dia, o consumidor pode entrar no cadastro de inadimplentes dos birôs de crédito.

Como desfazer a negativação?

A negativação de crédito pode ser removida após o pagamento da dívida ou em um certo período de tempo. No entanto, a negativação pode ter consequências duradouras e afetar negativamente a vida financeira de uma pessoa por anos.

Por isso, é importante manter o controle das dívidas e garantir que elas sejam pagas em dia, a fim de evitar a negativação e manter uma boa pontuação de crédito.

Quais as diferenças entre negativação e o protesto de títulos?

É preciso entender se o devedor está com o nome protestado ou negativado, já que protesto e negativação são situações distintas, apesar de muitas pessoas acharem que os termos são sinônimos, os processos são diferentes.

Diferente da negativação realizada por entidades de proteção ao crédito (como Serasa e SPC), que apenas inclui o devedor nos bancos de dados privados, o protesto de título é um ato público e formal de recuperação de crédito. Dessa forma, uma pessoa ou empresa, o credor, pode buscar pelo recebimento de um valor que ainda não foi pago pelo cliente devedor, através da cobrança por protesto de títulos.

Qual a melhor opção para cobrança?

Em resumo, não há uma fórmula perfeita para garantir o pagamento das dívidas. As opções de negativação e protesto são válidas na hora de cobrar os inadimplentes. No entanto, o protesto de título é uma alternativa que torna o processo de cobrança menos constrangedor e desgastante, sendo também uma das formas mais seguras e eficientes para a recuperação de dívidas.

e-book sobre o que é o protesto de títulos, diferenças entre negativação e protesto e muito mais.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias e novidades! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva nos comentários.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, redatora de conteúdos financeiros, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

mulher em dúvida de como saber quem me protestou?
Ícone Relógio 4 min de leitura

Como saber quem me protestou?

Ler Mais
como cobrar alguém
Ícone Relógio 7 min de leitura

Como cobrar alguém?

Ler Mais
post sobre emissão de notas fiscais grátis em parceria com facilite e protesto24h
Ícone Relógio 6 min de leitura

Saiba como emitir notas fiscais grátis e melhorar o controle fiscal do negócio

Ler Mais
Newsletter
↑