Como protestar Nota Promissória online?

Protestar nota promissória online é um processo rápido e fácil que permite aos credores recuperar suas dívidas de forma segura e eficiente, que pode ser feito utilizando plataformas digitais especializadas. Confira mais sobre o assunto!

pesquisa sobre como protestar uma nota promissória online?

Antes de mais nada, protestar nota promissória online é um processo rápido e prático que pode ser feito em poucos passos. Confira a seguir informações necessárias sobre o que é uma nota promissória e como realizar a cobrança online desse documento através do protesto.

O que é uma nota promissória?

Em resumo, uma nota promissória é um documento de crédito que pode ser preenchido à mão (ou digitalmente), para comprovar uma obrigação de pagamento e contém validade jurídica. Ela pode ser utilizada tanto por pessoas físicas, como por pessoas jurídicas.

Geralmente o credor (também conhecido como beneficiário) fica com a nota promissória e somente devolve ao devedor (o emitente) após este saldar integralmente a dívida. Por outro lado, quem vendeu ou emprestou, tem a garantia da quantia que ainda falta a receber.

Quando existe o caso de valor parcelado, pode haver uma nota promissória para cada parcela, e no momento da devolução das notas é feita uma anotação atestando que foi paga a respectiva quantia. Dessa forma, garantindo ao devedor a confirmação de pagamento.

Quais informações devem conter nesse documento?

A princípio, algumas informações são essenciais e devem constar em todos os modelos de nota promissória para garantir sua validade legal. Essas informações são:

  • Data da emissão da nota promissória;
  • Valor da dívida em números e por extenso;
  • Nome do credor e do devedor;
  • Data de vencimento da dívida;
  • Local de pagamento da dívida;
  • Cláusula de juros moratórios (caso haja atraso no pagamento);
  • Assinatura do devedor;

Algumas notas promissórias também podem incluir outras informações relevantes, como garantias de pagamento, condições especiais, identificação de fiadores ou avalistas, entre outras. O importante é que todas as informações relevantes para o cumprimento da obrigação sejam claramente estabelecidas na nota.

modelo de uma nota promissória
Imagem ilustrativa de uma nota promissória

Como fazer a cobrança de uma nota promissória?

Cobrar uma nota promissória significa exigir que o devedor pague o valor da dívida na data de vencimento ou em outra data acordada. Caso o pagamento não seja efetuado, existem algumas etapas que podem ser seguidas para cobrar a dívida, como exemplo:

  1. Contato com o devedor: o primeiro passo é entrar em contato com o devedor para lembrá-lo da dívida e solicitar o pagamento. Isso pode ser feito por telefone, e-mail ou carta registrada.
  2. Notificação extrajudicial: se o devedor não responder ao contato, é possível enviar uma notificação extrajudicial por meio de um advogado ou cartório de protesto. A notificação deve informar o valor da dívida, a data de vencimento, as condições de pagamento e o prazo para quitação.
  3. Ação judicial: se todas as medidas anteriores não forem suficientes, é possível entrar com uma ação judicial para cobrar a dívida. Nesse caso, é importante contratar um advogado para representar o credor na justiça.

É importante lembrar que, ao cobrar uma nota promissória, o credor deve respeitar os procedimentos legais para evitar problemas jurídicos. Além disso, é sempre recomendado buscar a ajuda de uma empresa especializada em cobrança de dívidas para garantir o sucesso da cobrança.

Você também pode se interessar por: Como protestar cheque online?

Como protestar uma nota promissória online?

O processo de protesto de nota promissória online pode variar dependendo do estado brasileiro em que o documento foi emitido. No entanto, de modo geral, o processo pode ser feito da seguinte forma:

Primeiramente, para que o protesto da nota promissória seja iniciado, ela precisa ser encaminhada para um cartório de protesto. Por sua vez, o cartório deve estar localizado na mesma praça ou cidade em que o emissário, devedor, reside.

Realize todo esse processo, de forma online, rápida, e fácil com o intermédio da Protesto24h!

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Após o processo do protesto ser iniciado em cartório, o devedor recebe uma notificação extrajudicial, juntamente com um boleto, no valor da dívida acrescido dos emolumentos cobrados pelo cartório. Logo após ser notificado, o devedor tem o prazo de três dias úteis para efetuar o pagamento. Se a intimação não for paga, o protesto é efetivado. 

e-book sobre o que é o protesto de títulos, diferenças entre negativação e protesto e muito mais.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias e novidades! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva nos comentários.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos protestar?

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, redatora de conteúdos financeiros, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

advogada entrando com uma ação judicial de cobrança
Ícone Relógio 7 min de leitura

Ação judicial de cobrança: Como funciona?

Ler Mais
protestar um boleto com a protesto24h
Ícone Relógio 6 min de leitura

Como protestar um boleto?

Ler Mais
protesr cheque online
Ícone Relógio 7 min de leitura

Como protestar cheque online?

Ler Mais
Newsletter
↑