Saiba como fazer o Protesto Online

Saiba como fazer o Protesto de Títulos rapidamente, encaminhando seus títulos de forma totalmente digital com a ajuda da Protesto24h lendo o artigo a seguir.

Saiba como fazer o Protesto de Títulos Online

Antes de mais nada, que é difícil lidar com filas e gastar tempo em cartórios nós já sabemos, mas você sabia que é possível otimizar todos esses processos realizando o protesto de títulos online? Confira o artigo a seguir e saiba como fazer o protesto de títulos online.

O que é o protesto?

Em resumo, “protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos (cheque, duplicata mercantil, nota promissória, etc) e outros documentos de dívida”. Esse processo tem a finalidade de cumprir duas funções: provar publicamente o atraso do devedor, juntamente com resguardar o direito de crédito do credor.

Como fazer o protesto?

Normalmente, o credor deve comparecer ao cartório de protesto com o documento comprobatório da dívida, que contenha informações do devedor. Este cartório deve estar localizado no município do devedor (praça de pagamento) indicada para que o pagamento aconteça.

É possível realizar o protesto de forma totalmente online também, confira mais detalhes a seguir.

Você também pode se interessar por: o que são títulos de crédito?

Como fazer o protesto pnline?

Em suma, é possível realizar todo o processo digitalmente com ajuda da Protesto24h.
Para iniciar a cobrança é necessário que tenha o documento comprobatório da dívida, juntamente com o certificado digital do credor ou de seu procurador.
Com o título em mãos e o certificado instalado em seu computador, cadastre-se na plataforma, digite os dados do título para realizar o envio, e deixe nossa equipe cuidar de tudo. Encaminhe o seu título a Protesto através da plataforma e realize todas as ações de forma simples e rápida.

  • O atendimento é especializado: temos uma equipe especializada em protesto para garantir que tudo corra bem. Envie o título e deixe o resto com a gente!
  • Todos os títulos pagos são creditados diretamente na conta da empresa;
  • Possibilidade de desistência do protesto (com o pagamento das custas);
  • A plataforma permite conceder a anuência/autorização para cancelamento de protesto;
  • Enviamos notificações para o devedor, aumentando a possibilidade de recuperação da dívida;
  • Tudo é 100% digital. Nada de papelada por aqui!

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Existe prazo mínimo para realizar um Protesto?

Não existe prazo mínimo para protestar um título. Segundo o artigo 9 da Lei de Protesto, não cabe ao tabelião de protesto investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade. Entretanto, cabe ao apresentante avaliar o risco de protestar um título ou documento de dívida prescrito.
Sendo assim, um título vencido pode ser protestado a qualquer momento, salvo se for com a finalidade específica de se garantir o direito de regresso, caso este em que há o prazo de trinta dias para protesto contados da data do vencimento. Em geral, aconselha-se que o credor de títulos ou documentos de dívidas dê entrada no pedido de protesto o quanto antes e observe os prazos estabelecidos em leis específicas, já que quanto antes encaminhar um título a protesto, maiores são as chances de receber.

Quem pode registrar um protesto?

Em suma, somente o tabelião do cartório é quem pode registrar o protesto, o mesmo recebeu poderes para exercer a função e garantir o efeito público da inadimplência e/ou descumprimento de uma obrigação.
O protesto de títulos garante o direito de recebimento do crédito pelo credor. Ao ser lavrado o protesto, o instrumento de protesto (documento oficial) é emitido pelo cartório, e nele constará as seguintes informações:

  • Nome completo, telefone e endereço do credor;
  • Nome completo e endereço do devedor;
  • Espécie do título: nota promissória, cheque, duplicata mercantil, duplicata de serviço, letra de câmbio ou contratos em geral;
  • Número do título;
  • Valor do título;

Em conclusão, realizar o protesto online facilita a vida do credor e otimiza os processos, além do tempo que é gasto com filas e cartório. Cadastre-se na plataforma Protesto24h e saiba mais!

Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias e novidades!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

protestar um boleto com a protesto24h
Ícone Relógio 6 min de leitura

Como protestar um boleto?

Ler Mais
Saiba como o protesto em cartório pode ajudar sua empresa a cobrar os clientes inadimplentes.
Ícone Relógio 6 min de leitura

O que é protesto em cartório?

Ler Mais
cobrança de títulos de crédito, veja o texto e saiba como funciona
Ícone Relógio 6 min de leitura

Cobrança de títulos de crédito: Como funciona?

Ler Mais
Newsletter
↑