O que é certidão de protesto?

Descubra mais sobre o significado e impacto de uma certidão de protesto, um documento que registra a inadimplência de dívidas. Leia mais.

imagem de uma certidão de protesto emitida pelos cartórios de protesto

Antes de mais nada, este artigo tem como objetivo explicar o que é certidão de protesto, como é obtida, qual a sua finalidade e o que ela tem a ver com a sua saúde financeira. 

Continue lendo a seguir para se inteirar sobre o assunto!

O que é uma certidão de protesto?

Em suma, a certidão de protesto é um documento emitido pelos cartórios de protesto de títulos que atesta a existência ou não de um protesto, que ocorre quando um título ou documento de dívida não é pago em cartório, após a notificação do devedor. 

Uma certidão de protesto pode ser negativa ou positiva, e ambas podem conter abrangência de 5 ou 10 anos, dependendo da necessidade do interessado. A certidão é fornecida por um cartório de protesto de títulos, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, mediante pedido escrito ou verbal de qualquer pessoa interessada. 

Você também pode se interessar por: O que é outsourcing e quais suas vantagens?

Quais tipos de certidões de protesto?

Além da certidão positiva e negativa, existem outras certidões que são  emitidas pelo cartório de protesto – sendo que cada uma tem um propósito diferente. É necessário entender essas distinções para compreender quando será preciso obter cada certidão. Abaixo, você pode ver um pouco mais sobre os tipos de certidão e para que servem:

  • Certidão de protesto (negativa ou positiva): Como dissemos acima, o objetivo deste modelo é verificar se há registro de protesto em cartório. Mais uma vez, se a certidão de protesto for negativa, significa que não existem registros de inadimplência para o CPF/CNPJ verificado.
  • Certidão do instrumento de protesto: É um documento emitido pelo cartório que discrimina todos os dados do título, assim como os dados do devedor e a data do registro do protesto. Além disso, informa a data em que o devedor foi intimado e se houve algum tipo de alegação por parte dele quanto à não existência da dívida. Esse documento é entregue ao credor logo após a lavratura do protesto pelo cartório e pode ser obtido também, posteriormente, sob demanda. 
  • Certidão de cancelamento: Uma vez que o protesto é lavrado pelo cartório, resta ao devedor a opção de acertar a dívida diretamente com o credor. O ato seguinte ao pagamento é providenciar a baixa ou cancelamento do protesto junto ao cartório. Para realizar o cancelamento do protesto, o devedor precisará apresentar uma carta de anuência ao cartório e pagar as taxas cartorárias. A carta de anuência é um documento fornecido pelo credor que atesta que a dívida foi quitada. A certidão de cancelamento é um documento emitido pelo cartório que afirma que o protesto foi cancelado pelo devedor.

Como saber se meu nome foi protestado?

É possível fazer uma consulta simples e gratuita, inicialmente. Para isso, basta acessar o site da central de protesto e digitar o número do seu CPF para realizar a consulta de protesto. Ainda, a consulta não tem poder de substituir a certidão negativa emitida pelos cartórios, para fins de comprovação em instituições públicas e privadas.

Documentos necessários para solicitar a certidão de protesto no cartório?

Para solicitar uma certidão de protesto no cartório, é necessário informar o número de CPF e RG da pessoa física ou o CNPJ da pessoa jurídica no cartório.

Qual o valor?

Uma certidão de protesto não é gratuita. Uma certidão emitida em um estado pode ter valor diferente da emitida em outro estado. É necessário verificar com o cartório onde o protesto foi lavrado, para assim, saber qual é o custo para a emissão da certidão. 

No estado de São Paulo, por exemplo, o valor base de uma certidão de protesto é de R$ 17,01, devendo ser acrescidos a esses valores os impostos municipais e eventuais despesas de entrega.

Conclusão

Em resumo, a certidão de protesto é essencial para atestar a reputação de empresas e pessoas físicas no que diz respeito ao pagamento de suas dívidas.

Se você teve um título protestado e deseja retirar o seu nome da lista de devedores, é recomendado obter a certidão de protesto para, dessa forma, obter mais informações sobre o título protestado e entrar em contato com a empresa que realizou o protesto para negociar a dívida.

Gostaria de realizar um protesto? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Para saber mais sobre as certidões de protesto e como acompanhar suas dívidas, veja mais em nosso blog.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, redatora de conteúdos financeiros, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

mandamentos
Ícone Relógio 3 min de leitura

Mandamentos da Cobrança de Dívida em Cartório

Ler Mais
atendente da protesto24h ajudando a protestar cheque
Ícone Relógio 3 min de leitura

Protestar Cheque: Saiba as Etapas Necessárias

Ler Mais
funcionário do cartório assinando documento
Ícone Relógio 5 min de leitura

O que é o cartório?

Ler Mais
↑