Como fazer um protesto online?

Saiba como realizar um protesto online de forma assertiva. Conheça os documentos necessários e garanta seu direito de cobrança.

imagem de um computador para fazer um protesto online

Precisa fazer um protesto online e não sabe por onde começar? A seguir, reunimos informações essenciais que você precisa para saber como realizar um protesto online em cartório, por onde iniciar, quais os documentos necessários e todos os detalhes. Confira!

O que é o protesto em cartório?

O protesto de títulos em cartório é amplamente reconhecido como o meio mais rápido e eficaz para cobrar dívidas e recuperar o crédito. Quando uma pessoa ou empresa não paga um título de crédito, como uma duplicata, cheque ou nota promissória, o credor pode levar esse título ao cartório de protesto. O cartório então notifica o devedor sobre a pendência e registra o protesto caso a dívida não seja quitada dentro do prazo estipulado.

O principal objetivo do protesto é garantir o direito de cobrança do credor e tornar pública a inadimplência do devedor.

Esse registro pode afetar negativamente o crédito do devedor, dificultando o acesso a novos financiamentos e operações de crédito. Além disso, o protesto é uma forma de pressionar o devedor a pagar a dívida, pois a regularização da situação só ocorre com o pagamento do valor devido e dos custos do protesto.

Uma tentativa de cobrança é realizada pelos cartórios de protesto, que são amparados pelo poder público e regulados pela lei federal 9.492/97, o que torna o protesto uma das formas mais seguras para cobrar e receber sua dívida.

Você também pode se interessar por: Empresa de Cobrança: O que é e como funciona?

Por que optar pelo Protesto Online?

Segundo levantamentos divulgados pelos Institutos de Protestos de Títulos de todo o Brasil, cerca de 60% dos títulos encaminhados a protestos são pagos se encaminhados em até 3 dias úteis.

Se você deseja reduzir a inadimplência no seu negócio, optar pelo Protesto Online é uma escolha estratégica para empresas e indivíduos que buscam agilidade e eficiência na recuperação de créditos. 

Precisa de mais informações ou tem alguma dúvida? Conecte-se com um de nossos especialistas agora mesmo via WhatsApp! Basta clicar aqui para começar uma conversa.

Como realizar um protesto online?

É fácil e rápido! Siga os passos a seguir para utilizar a solução de protesto de nossa plataforma digital:

  1. Acesso e Cadastro: Acesse o site da Protesto24h e registre-se utilizando seu certificado digital. Em seguida, preencha as informações sobre a dívida e do devedor.
  2. Envio ao Cartório: Uma vez que seu título é enviado ao cartório, ele notificará o devedor, oferecendo uma chance para que o pagamento seja efetuado.
  3. Recebimento: Se o devedor quitar a dívida, o valor será depositado diretamente em sua conta.
  4. Emissão do Instrumento de Protesto: Caso não haja pagamento, o devedor será formalmente protestado, resultando em restrições de crédito. Você então receberá o instrumento de protesto, um documento oficial que evidencia o protesto realizado.

Simplifique a gestão de suas cobranças e maximize seus resultados com a Protesto24h, onde a excelência no atendimento e na prestação de serviços faz parte do nosso compromisso com você!

Quais documentos posso protestar online?

Através da Protesto24h, atualmente são aceitas duplicatas originadas por venda de mercadorias e prestação de serviços, notas promissórias, cheques, contratos em geral, encargos condominiais, entre outros documentos de dívida.

Veja mais em: Dúvidas Frequentes

Como o devedor fica sabendo do protesto?

A lei prevê que o cartório deve intimar formalmente o devedor por meio físico (correspondência impressa) com confirmação de recebimento.

Além disso, ela estabelece que o cartório tem 3 dias para intimar o devedor a pagar o título: caso ele não seja encontrado, o cartório realizará a intimação por edital publicado em jornal físico ou eletrônico.

Quais as consequências do protesto em cartório para um devedor?

Caso o devedor não pague o título, ele será protestado e, na maioria dos cartórios, o registro do protesto será encaminhado para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e Boa Vista.
Com o protesto, o devedor terá restrições como: contratar financiamentos, obter crédito na rede bancária, participar de licitações, assumir postos de trabalho no serviço público, dentre outras.

Qual o custo para realizar o protesto?

Ao fazer um protesto online do seu título por meio do Protesto24h, é cobrada uma taxa de conveniência cobrada para manter a plataforma, encaminhar o título para o cartório e acompanhar o processo. Clique aqui para mais detalhes.

Resumidamente, só haverá custos extras caso você cancele o processo após o envio. O valor do cancelamento depende do valor da dívida, sendo que cada estado possui sua tabela de valores.

Em resumo, é importante ressaltar a importância de atuar rápido na cobrança para reaver os créditos que ficaram nas mãos dos clientes inadimplentes.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais informações!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Empresa de cobrança, especializada em recuperação de crédito e diminuição da inadimplência! Com a Protesto24h, nunca foi tão fácil cobrar.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

protesto de boleto
Ícone Relógio 4 min de leitura

Como Funciona o Protesto de Boleto?

Ler Mais
modelo de instrumento de protesto
Ícone Relógio 3 min de leitura

Instrumento de Protesto: O que é e para que serve?

Ler Mais
protestar uma dívida
Ícone Relógio 4 min de leitura

Quando protestar uma dívida?

Ler Mais
Newsletter
↑