O que é a certidão negativa de protesto?

A certidão negativa de protesto é um documento emitido por um cartório de protesto que atesta a inexistência de protestos. Leia mais no artigo a seguir.

modelo de certidão negativa de protesto

Você sabe o que é certidão negativa de protesto, como é obtida, qual a sua finalidade e o que ela tem a ver com a sua saúde financeira? 

Continue lendo a seguir para se inteirar sobre o assunto!

O que é uma certidão negativa de protesto?

A certidão negativa de protesto é um documento emitido por um cartório de protesto que atesta a inexistência de protestos em nome de uma pessoa ou empresa em determinado período.

Quando solicitar uma certidão negativa de protesto?

Ao solicitar uma certidão negativa de protesto, a pessoa interessada obtém um documento que confirma que não há registros de títulos protestados em seu nome até a data da emissão da certidão. 

Essa certidão é muitas vezes exigida em transações comerciais, contratos, financiamentos, processos seletivos, ocupação de cargos públicos,  e outras situações em que é necessário comprovar a inexistência de dívidas protestadas.

A obtenção da certidão negativa de protesto pode variar de acordo com a legislação local, pois cada jurisdição pode ter suas próprias regras e procedimentos. Geralmente, o interessado deve solicitar a certidão no cartório de protesto responsável pela região em que reside ou onde possui atividades comerciais.

A certidão pode conter abrangência de 5 ou 10 anos, dependendo da necessidade do interessado. Ela é fornecida por um cartório de protesto de títulos, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, mediante pedido escrito ou verbal de qualquer pessoa interessada. 

O que é a certidão positiva de protesto?

Uma certidão positiva de protesto significa que existe registro de protesto em nome da pessoa ou empresa. 

Você também pode se interessar por: O que é outsourcing e quais suas vantagens?

E o que é certidão do instrumento de protesto?

A certidão do instrumento de protesto é um documento emitido pelo cartório que discrimina todos os dados do título, assim como os dados do devedor e a data do registro do protesto. Além disso, informa a data em que o devedor foi intimado e se houve algum tipo de alegação por parte dele quanto à não existência da dívida. Esse documento é entregue ao credor logo após a lavratura do protesto pelo cartório e pode ser obtido também, posteriormente, sob demanda. 

Em resumo, a certidão de protesto, sendo negativa ou positiva, é essencial para atestar a reputação de empresas e pessoas físicas no que diz respeito ao pagamento de suas dívidas.

Se você teve um título protestado e deseja retirar o seu nome da lista de devedores, é recomendado obter a certidão de protesto para, dessa forma, obter mais informações sobre o título protestado e entrar em contato com a empresa que realizou o protesto para negociar a dívida.

Gostaria de realizar um protesto? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

Para saber mais sobre as certidões de protesto e como acompanhar suas dívidas, veja mais em nosso blog.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

Saiba como o protesto em cartório pode ajudar sua empresa a cobrar os clientes inadimplentes.
Ícone Relógio 6 min de leitura

O que é protesto em cartório?

Ler Mais
atendente da protesto24h ajudando a protestar cheque
Ícone Relógio 3 min de leitura

Protestar Cheque: Saiba as Etapas Necessárias

Ler Mais
Carta de Notificação Cartorária
Ícone Relógio 5 min de leitura

O que é notificação cartorária?

Ler Mais
↑