Como funciona uma assessoria de cobrança?

A assessoria de cobrança é uma prestadora de serviços utilizada pelas empresas para realizar um trabalho focado na recuperação de dívidas. Acompanhe mais a seguir!

assessoria de cobrança

Uma assessoria de cobrança é uma empresa ou serviço que ajuda organizações na complexa missão de recuperação das dívidas dos clientes inadimplentes, ou seja, as assessorias de cobrança prestam serviços capazes de resolver o problema das dívidas não quitadas. 

Continue lendo para compreender mais sobre o que é uma assessoria de cobrança, quais são as grandes vantagens de contratá-la, como funciona o trabalho dessas empresas e como contratar um serviço de qualidade.

O que é uma assessoria de cobrança?

A assessoria de cobrança é uma prestadora de serviços utilizada pelas empresas para realizar um trabalho focado na recuperação de dívidas.

Como o termo sugere, as assessorias de cobrança foram criadas com o objetivo de auxiliar outras empresas que não possuem estrutura ou expertise para realizar a atividade de cobrança.

Quais tipos de dívidas abordadas por assessorias de cobrança?

Cobrança extrajudicial

Cobrança extrajudicial é o termo utilizado para representar os diversos tipos de cobrança que são realizadas antes de um processo judicial. A cobrança extrajudicial é utilizada para os casos de complexidade ou valores mais baixos. 

São dívidas passíveis de recuperação amigável, que podem ser facilmente cobradas por telefone, e-mail, mensagens por WhatsApp, cartas, ou até mesmo pelo protesto de títulos.

Cobrança judicial

Como o próprio nome sugere, a cobrança judicial é o caminho utilizado para os casos em que a cobrança extrajudicial não foi efetiva e que o valor a ser recebido compensa os custos de uma ação judicial. Nesses casos, o objetivo da assessoria de cobrança é atuar para que o processo judicial seja realizado com os requisitos necessários para convencer a justiça a decidir em favor de seu cliente, o mais rápido possível.

Qual o custo de uma assessoria de cobrança?

O custo pode variar de acordo com o tipo e valor da dívida, e também dos meios que serão utilizados para realizar o processo de cobrança. 

Se você tem uma equipe reduzida, a Protesto24h é uma plataforma online que oferece serviços de cobrança e protesto de títulos de forma rápida e segura. Com a plataforma, as empresas podem realizar o protesto de títulos de forma totalmente digital, sem precisar recorrer ao cartório. O processo é simples e eficiente, e pode ser realizado em poucos cliques.

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O que uma empresa de cobrança não pode fazer?

Antes de ser considerado inadimplente, o consumidor deve ser notificado com antecedência. Isso é importante para garantir que o devedor está ciente da existência da dívida, e também para que tenha prazo para resolver a pendência e evitar transtornos com o impacto gerado por uma eventual negativação de seu nome. 

Ligações excessivas: Uma cobrança tem dia e hora para ser realizada. Ser acordado com o telefone tocando às 6h da manhã de um domingo não é nada agradável. As empresas de cobrança podem e devem cobrar, porém jamais em horários inoportunos, como durante à noite ou no fim de semana. O ideal é que a cobrança por telefone, e-mails ou mensagens sejam realizadas em horário comercial.

Constrangimento: Ligar para sua sogra e perguntar se ela te conhece, revelando que o motivo do contato é cobrar uma dívida em seu nome, não é permitido. As empresas de cobrança só podem entrar em contato diretamente com o interessado. 

Caso a pessoa endividada perceba que algum destes direitos está sendo violado durante as cobranças, pode solicitar ajuda gratuita de advogados em unidades do Procon ou na Defensoria Pública do Consumidor de seu estado.

Existe alguma lei que protege o devedor?

O Código de Defesa do Consumidor protege o devedor quanto à cobrança de dívidas abusivas. De acordo com a lei, o consumidor inadimplente não pode ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça e nem ser exposto ao ridículo.

Dever não é crime e não leva o devedor para a cadeia, a não ser em caso de dívida com pensão alimentícia. Se receber ameaças neste sentido, o caso se enquadra na questão de cobranças abusivas.

Por que devo contratar uma empresa de cobrança?

Os profissionais de cobrança são especializados e qualificados na cobrança de clientes inadimplentes, logo, eles sabem exatamente que ferramentas utilizar no momento da cobrança para ter um resultado eficaz e rápido, o que, inevitavelmente, gera uma maior produtividade.

Ainda, a assessoria de cobrança conta com a utilização de equipamentos eficazes para a realização das cobranças, sobretudo com programas próprios para essa atividade, bem como também preserva a imagem positiva da empresa ao criar bons relacionamentos com os clientes a partir da forma empática que os trata na cobrança de débitos pendentes.

Portanto, com a contratação de uma assessoria de cobrança, a empresa credora aumenta suas chances de recuperar seus créditos, além de economizar custos e fidelizar seus clientes para negócios futuros.

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Escrito por

Especialista em marketing, redatora de conteúdos financeiros, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

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