Empresa de Cobrança: O que é e como funciona?

No artigo a seguir explicaremos uma pouco mais sobre como as empresas podem evitar a inadimplência, o que é uma empresa de cobrança, o que faz, como é o funcionamento, quais as melhores opções e mais.

empresária de cobrança

Segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa, em abril de 2022, 66,13 milhões de pessoas estavam em estado de inadimplência. Com isso, a atuação de uma empresa de cobrança tem se tornado cada vez mais importante para a recuperação de ativos.

A seguir, vamos elencar o que é uma empresa de cobrança, o que faz, como é seu funcionamento e as melhores opções.

O que é uma Empresa de Cobrança?

Antes de mais nada, uma empresa de cobrança é o escritório, ou empreendimento responsável por executar um processo de recuperação de dívidas para credores. Trata-se, basicamente, de uma empresa terceirizada que cuida da negociação com inadimplentes por meio de planejamento, estratégia e ferramentas adequadas, uma equipe externa entra em contato com os clientes devedores e negocia as dívidas. Deve ser feito profissionalmente, amigavelmente e com rapidez.

Uma agência de cobrança pode atuar em todo o processo de cobrança ou apenas em parte dele, assim com um fluxo bem desenhado deve garantir integração e comunicação entre empresa e devedor.

O que pode fazer uma empresa de cobrança?

A atuação de um escritório de cobrança é bem ampla e focada, sendo um elemento indispensável no atual contexto do mercado financeiro. Isso porque, atualmente, com milhões de brasileiros endividados, é essencial agir com estratégia e atuar de maneira preventiva e profissional.

Entre serviços oferecidos por esses tipos de negócio, destacam-se:

  • Cobrança judicial;
  • Cobrança extrajudicial;
  • Telecobrança;
  • Televendas;
  • SAC;
  • Soluções digitais;
  • Ouvidoria.

Independente da forma de cobrança, há regras que a serem cumpridas. O processo deve ser seguir os moldes da lei, ou seja, o devedor não pode ser acuado, ameaçado ou constrangido publicamente.

Uma empresa de cobrança pode ligar todo dia?

A prática da realização de ligações por empresas de cobrança é permitida e bastante comum. No entanto, ela deve respeitar os limites imposto pela legislação e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

De acordo com o artigo 42 do CDC, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça“. Além disso, o artigo 71 estabelece detenção de três meses a um ano e multa para casos de cobrança que exponham o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfiram com seu trabalho, descanso ou lazer.

Baseado nisso, ligações durante o horário de trabalho, em sábados, domingos ou feriados podem causar constrangimento e incômodo e, portanto, não são permitidos e passíveis de punição. Nesses casos, o consumidor pode entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

Uma das melhores formas de evitar a cobrança excessiva é através do protesto de títulos. Por ser um processo de cobrança de dívidas regulamentado por lei, o devedor em nenhum momento pode ser constrangido por ligações indevidas ou comunicações abusivas. Para saber mais sobre o protesto de títulos, clique aqui.

Benefícios ao contratar uma empresa de cobrança:

Ações pré-vencimento

Quando falamos em ações pré-vencimento, nos referimos aos esforços necessários para que um cliente não se torne um inadimplente. Elas têm início, em média, 15 dias antes da data prevista para o vencimento.

O grande objetivo é identificar situações de riscos, relembrar o cliente de seus compromissos e garantir um melhor fluxo de caixa ao negócio. Além disso, como consequência, há uma melhora do relacionamento e da fidelização.

Redução de gastos

Ao terceirizar esse serviço, não é preciso se preocupar com treinamento de funcionários e gastos imprevistos, pois tudo fica sob a responsabilidade do parceiro. Com isso, recupera-se ativos de maneira econômica e eficiente.

Relacionamento com o cliente

O endividamento é não só um transtorno para as empresas, como também tira o sono do cliente. Quando a cobrança é feita por profissionais capacitados, as chances de que os direitos do consumidor sejam desrespeitados e de que a relação com a empresa seja prejudicada é bem menor. Afinal, a dívida não precisa encerrar essa parceria.

Além disso, existem horários específicos permitidos que podem variar em cada estado. No estado de São Paulo, por exemplo, o horário liberado é das 8h às 20h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados. Domingos e feriados este tipo de cobrança é proibido.

Redução dos Índices de Inadimplência

Como o trabalho da uma empresa de cobrança cuida de todas as fases do processo, da mesma forma, contribui para a redução dos índices de inadimplência na empresa.

Na prática, os avisos, contatos e telefones preventivos e consultivos ajudam a evitar o crescimento das dívidas e permite que a empresa trabalhe de maneira mais planejada e produtiva, já que pode contar com o dinheiro de seus clientes sem atrasos.

Você também pode se interessar por: Por que utilizar uma Plataforma de Cobrança na minha empresa?

Cobrança extrajudicial x Cobrança judicial

Cobrança judicial

Acontece no ambiente jurídico, com intermédio da justiça, presença de advogados e toda a formalidade que é necessária.

Cobrança extrajudicial

A cobrança extrajudicial acontece fora do ambiente jurídico. Essa cobrança é feita diretamente entre as partes envolvidas, dessa forma, não necessitando de formalidade judicial, ou presença de um juiz.

Qual a melhor empresa de cobrança?

Primeiramente, é importante entender qual abordagem de cobrança o empreendedor busca para seu negócio. É possível contratar uma terceirizada tanto para cobrança extrajudicial, quanto para judicial. Confira algumas opções a seguir:

Protesto24h

Antes de mais nada, a Protesto24h atua com envio de títulos a protesto. O protesto é reconhecido como um serviço de cobrança de dívidas, e é oferecido pelos cartórios de Protesto de todo o Brasil. Juntos, eles formam a maior empresa de cobrança nacional.

A maior vantagem do protesto de títulos é que cerca de 65% das dívidas cobradas através dos cartórios são recuperadas se encaminhadas à protesto em até 3 dias úteis após o vencimento. Isso ocorre pois uma dívida recente é mais facilmente lembrada pelo devedor. Por isso, quanto antes você cobrar um devedor, maiores as chances recuperação dos créditos.

No Protesto24h são aceitas duplicatas (notas fiscais de vendas e serviços), notas promissórias, cheques, contratos em geral, encargos condominiais e outros documentos de dívida.

Serasa Limpa Nome

Em caso de renegociação de débitos, o Serasa Limpa Nome é conhecido como uma das maiores plataformas de negociação de dívidas do país, afinal, é possível fazer acordos com bancos, universidades, cartões de crédito, entre outros.

Cobre Fácil

A Cobre Fácil ajuda o pequeno empreendedor que busca facilitar e automatizar o processo de cobrança e cuidar da área financeira da empresa, pois é uma plataforma automatizada que auxilia o credor a visualizar as etapas do processo de cobrança.

Em conclusão, para contratar uma empresa de realização de cobrança, deve realizar uma pesquisa e com muito cuidado. Os empreendedores devem ter em mente os objetivos de segurança e confiança para credor e devedor e assim, escolher uma empresa parceira com cautela e cuidado.

Obrigada por ler até aqui e até a próxima!

Quer ver mais artigos como esse? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades! Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

Newsletter
↑