Cheque sustado: Entenda como funciona

Vamos explorar esse procedimento e esclarecer algumas dúvidas comuns: É possível protestar um cheque sustado? Como proceder caso seja necessário sustar um cheque? Quais são os motivos que levam alguém a sustar um cheque?”

cheque sustado protesto24h

Basicamente, sustar um cheque é o ato de invalidar o documento emitido como forma de pagamento, impedindo sua liquidação pelo banco. Somente o emissor pode realizar a sustação, o que geralmente acontece em casos de roubos, furtos da folha de cheque, suspeita de fraude, desacordo comercial ou oposição ao pagamento.

Por que sustar um cheque?

O motivo mais comum para que um cheque seja sustado é o furto ou roubo. Se o dono do cheque for roubado e as folhas de cheque forem levadas, é possível sustar estas folhas para que ninguém consiga fraudá-las ou usá-las. Para tanto, é necessário um boletim de ocorrência para comprovar o ato do roubo.

Outro motivo para sustar um cheque é o desacordo comercial. Isso ocorre quando alguém realiza o pagamento por um produto ou serviço utilizando um cheque, mas, devido a algum desacordo, decide não efetuar mais o pagamento. No entanto, é importante agir com cautela, pois a pessoa que recebeu o cheque pode alegar ser vítima de fraude ao se deparar com o cheque sustado.

Você pode conferir os motivos pelos quais um cheque pode ser devolvido clicando aqui.

Um cheque pode ser protestado?

Em resumo, é completamente legal a solicitação de sustação. No entanto, é possível também a realização do protesto do cheque sustado por parte do credor em situações de desacordo comercial e, com isto, o nome do emissor será negativado no cartório de protesto e inserido nos órgãos protetores de crédito.

Você também pode se interessar por: Como fazer protesto online em cartório?

E o que são os cheques sem fundo?

O uso de cheques como forma de pagamento vem diminuindo bastante, mas ainda é usado por muitos consumidores. Os lojistas, porém, evitam receber cheques, por recorrência de cheques sem fundos. Um cheque sem fundos é aquele em que a conta não possui o saldo necessário para pagamento no momento da sua compensação. Quando alguém recebe um cheque sem fundo, acaba tendo um prejuízo financeiro.

Um cheque pode ser apresentado no banco até duas vezes para ser debitado. Se, nas duas tentativas, a conta do emitente não tiver fundos suficientes para cobrir o cheque, o credor poderá protestá-lo em cartório para recuperar o valor devido.

Diferenças entre cheque sustado e cheque sem fundo

Em resumo, a principal diferença está na origem da ação. No cheque sustado, é o próprio emissor que solicita a suspensão do pagamento por motivos específicos. Já no cheque sem fundo, a falta de saldo na conta do emissor impede a compensação normal do cheque.

Você conhece o protesto de títulos? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp clicando nesse link!

E como posso protestar um cheque online?

Para iniciar o protesto, é necessário que você possua o cheque que comprove a existência da dívida. Além disso, você precisa do certificado digital do credor ou de seu procurador. Cadastre-se na plataforma Protesto24h e envie o título! As etapas são simples e realizadas com facilidade!

A inadimplência não precisa ser um problema para as empresas. Atue na cobrança juntamente com o apoio de uma equipe especializada e experiente no protesto de cheques. Conte com a equipe da Protesto24h!

protesto de títulos de cheque sustado

Conclusão

Devido à introdução de novas opções de pagamento no mercado financeiro, o uso de cheques tem diminuído significativamente. No entanto, se você precisar utilizar um cheque e tiver a necessidade de sustá-lo, é essencial analisar cuidadosamente todos os aspectos envolvidos e ter certeza dos motivos que justificam essa ação.

Gostou? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar os próximos posts do blog! Vamos começar a protestar?

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

protestar um boleto com a protesto24h
Ícone Relógio 6 min de leitura

Como protestar um boleto?

Ler Mais
script de cobrança
Ícone Relógio 6 min de leitura

Script de Cobrança

Ler Mais
Transformação digital
Ícone Relógio 4 min de leitura

A transformação digital nos meios de cobrança

Ler Mais
Newsletter
↑