Motivos para adquirir um Certificado Digital

Confira as principais vantagens da utilização do certificado digital lendo o artigo a seguir.

Motivos para Adquirir um Certificado Digital

Neste post, vamos explorar as principais vantagens da utilização do certificado digital, algumas de suas aplicações e compartilhar motivos para você adquirir um certificado digital.

Antes de mais nada, a certificação digital foi implantada no Brasil em 2001 com a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. Uma assinatura digital identifica, com segurança, pessoas físicas e jurídicas, além de fornecer segurança de acesso à diversas plataformas no mundo digital, inclusive governamentais, o certificado digital é utilizado para assinar documentos que anteriormente eram válidos somente com assinaturas físicas, reconhecidas em cartório.
Além de economizar tempo, evitar deslocamentos e reduzir custos, essa ferramenta contribui com a sustentabilidade, reduzindo a utilização do papel.

Como funciona o Certificado Digital?

Primeiramente, é importante ressaltar que o certificado digital é um arquivo eletrônico, emitido por uma autoridade certificadora, responsável por verificar a identidade do titular antes de realizar a certificação. A princípio, quem deseja obter o seu certificado deve procurar uma dessas instituições, que verificará seus documentos e criará sua identidade digital.
Você receberá um arquivo que poderá ser armazenado em um token (certificado A3) ou diretamente no seu computador (certificado A1). Este arquivo contém todos os dados do certificado, bem como proteção por criptografia altamente complexa e com prazo de validade pré-determinado. Os elementos que protegem as informações são duas chaves de criptografia, uma chamada pública e outra privada. Elas são importantes para o uso do certificado digital na assinatura de documentos, mas não se preocupe, não é preciso ter conhecimento técnico para utilizar um certificado digital.

Leia mais clicando aqui.

Motivos Para Adquirir um Certificado Digital

Listamos alguns motivos para você, que está em dúvida, sobre os benefícios do certificado digital:

  • Possibilidade de assinar documentos de qualquer lugar;
  • Validade jurídica igual ao CPF ou CNPJ;
  • Segurança, já que é impossível fraudar uma assinatura digital;
  • Praticidade, economia;
  • Sustentabilidade, com a redução do volume de papel;
  • Agilidade na assinatura dos documentos;
  • Possibilidade de utilizar plataformas online (como Protesto24h) de diversas empresas e órgãos públicos.

Quais tipos de Certificado existem?

Para não errar na hora de escolher o melhor tipo de Certificado Digital é importante saber que existem diferentes tipos e, por isso, é necessário saber um pouco mais sobre as principais diferenças e escolher o mais apropriado às suas demandas do interessado.
A princípio, são 12 (doze) os tipos de certificados digitais, inicialmente previstos, para usuários finais da ICP-Brasil, sendo 8 (oito) relacionados com Assinatura Digital (A1, A2, A3, A4, T3, T4, A CF-e-SAT e OM-BR) e 4 (quatro) com sigilo (S1/S2/S3 e S4). Eles podem ser classificados de acordo com a sua aplicação ou níveis de criptografia, mas o mais comum é do tipo A1 e o A3.
A principal diferença entre eles, está na forma de armazená-los.

O Certificado Digital tem validade?

Sim, geralmente expira em 1, 2 ou 3 anos. Após esse período, é necessário renová-lo.

E qual o custo?

O certificado tem um custo variável, de acordo com a certificadora que o emite. Dessa forma, é importante pesquisar antes de fazer a sua opção.

Onde adquirir?

O certificado pode ser adquirido através de certificadoras credenciadas, como exemplo: Certisign, Valid, Soluti, dentre outras.

O uso do Certificado Digital no Protesto24h

O Protesto24h é uma plataforma digital que auxilia empresas na cobrança de clientes inadimplentes através do Protesto de Títulos em cartório.
O processo de utilização da plataforma é muito simples, afinal, basta o usuário ter um Certificado Digital A1 ou A3 para iniciar o processo de cobrança, de forma totalmente online, com segurança.
Optamos por esse tipo de acesso para garantir a segurança do usuário quanto a utilização do sistema e oferecer uma confiança maior na hora de inserir os seus dados e encaminhar suas dívidas a protesto.

e-book guia do protesto de títulos

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais informações.

Gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos clicando nos ícones abaixo! 🙂


Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone LinkedIn Ícone WhatsApp
Escrito por

Especialista em marketing, fã de Taylor Swift e apaixonada por boas histórias.

Deixe seu comentário

Talvez você goste também

como cobrar alguém
Ícone Relógio 7 min de leitura

Como cobrar alguém?

Ler Mais
empresária de cobrança
Ícone Relógio 7 min de leitura

Empresa de Cobrança: O que é e como funciona?

Ler Mais
cobrando com recorrencia
Ícone Relógio 6 min de leitura

Modelo de cobrança: como escolher o melhor para a sua empresa?

Ler Mais
↑